23 agosto 2017

Sugestões de Programas para a Educação Clássica Católica (II)


RC History (Roman Catholic History) é a espinha dorsal do meu currículo! Neste programa aprendemos história da salvação, geografia, religião, literatura. Tem sugestões de artesanato, páginas para colorir, projetos para praticar oratória, material para cópia, ditado e muito mais. Há formação para os pais e filhos. 

O programa é organizado de acordo com os estágios do trivium. São quatro ciclos, um ciclo por ano. A cada ano estudamos um período da história, quando acabamos os quatro ciclos começamos novamente com o primeiro mas estando as crianças em um estágio mais avançado do trivium usamos livros também mais avançados sobre o período histórico. Como o programa é todo baseado em literatura, aproveito para fazer nossa análise literária usando o "Teaching the Classics" que ensina o método socrático para a educação de literatura.  


Acima, são os períodos do volume I, vai desde a criação do mundo passando pelo período pré-histórico, Mesopotâmia, Egito, Fenícia, Cananeus, Hititas, Filisteus, Assírios, Minoica, Babilônia, Grécia, Roma Antiga e terminando com a República Romana.  

Neste período também estudamos sobre o povo judeu, seus costumes e tradições, fazedo conexão com a Bíblia e a promessa Divina. Estudamos os patriarcas e os profetas.

Image result for map trek

Ao mesmo tempo que estamos aprendendo sobre as civilizacões citadas acima estamos estudando a geografia antiga e moderna da região estudada. (Geografia eu suplememto com Map Skills - aqui gratuito) 
No começo de cada capítulo há as páginas de livros e catecismo da Igreja para que você leia e sê informe antes de introduzir o assunto aos filhos. Há poemas, passagens de clássicos para memorizar ou copiar no final de cada capítulo. Há também cartões de memorização da linha do tempo que os pequenos gostam de brincar como jogo de memória.


Todos os volumes vêm com uma lista de livros básicos sobre o período, uma lista para leitura silenciosa e uma lista de livros para serem lidos em família. 

Ao mesmo tempo que você aprende sobre um período importante da história você aprende sobre os santos que surgiram na mesma época.




Por exemplo você sabia que os monges beneditinos citando São Gregório Magno, São Bonifácio, São Agostinho de Cantuária salvaram a Europa (e a civilização Ocidental) dos bárbaros? Ou que enquanto Napoleão Bonaparte destruia a Europa a Beata Ana Maria Taigi oferecia todo o sofrimento pela sua conversão à pedido da mãe de Napoleão?

Lista de livros - Muitos livros já vi em Português e espero que levem este programa ao Brasil! Se precisarem de ajuda é so avisar.

Volume 4 - América - aqui fala bem pouco sobre o Brasil já que é sobre a história da colonização americana e os pais fundadores dos EUA.


Música

Se puder investir em aulas de piano ao seus filhos faça-o. O treinamento musical ajuda no desenvolvimento cerebral como um todo.

Outra coisa que recomendo é o Método Ward - treinamento musical para crianças de 6 à 10 anos. Este método foi desenvolvido em 1915 por Justine Ward em agradecimento à sua conversão ao catolicismo. J. Ward trabalhou em conjunto com  Pe. Thomas Shields que ensinava que uma das maneiras de formar o caráter seria através de música e arte; onde ambas fariam com que a imaginação e emoção atingissem um desenvolvimento perfeito. Através deste método as crianças são expostas ao que é belo e verdadeiro, sendo assim, elas responderão aos estímulos emocionais de alta hierarquia.

A criança aprenderá respiração, aquecimento vocal, atividade corporais e até mesmo compor músicas através de jogos e brincadeiras. O curso é de 4 anos onde o último ano é estudado canto gregoriano e polifonia.

O método foi desenvolvido para que as freiras, sem muita instrução musical, ensinassem nas escolas católicas. O lema era " Que todos cantem!" portanto ainda que eu não o use - pois temos uma escola-hybrid onde aplicamos o método e onde meus filhos aprendem -  o objetivo era que qualquer um, com vontade de aprender, poderia ensinar o método Ward. Aqui um vídeo demo em Alemão - veja como se divertem!

Aqui você encontre um livreto para colorir de Canto Gregoriano para crianças e adultos.

Além do acima exposto, a criança no estágio gramatical, começa aprender sobre os grandes compositores. Usamos a linha do tempo de acordo com o programa de história.

Image result for seurat torre eiffel pontilhismo
Seurat - Torre Eifel - Pontilhismo
Arte

Quem não gosta de arte? A hora favorita aqui em casa. Depois de comprar vários programas de arte - sim programa de arte pois adoro arte mas não sou uma artista! Acabei ficando com Feed My Sheep que é um programa completo para crianças de 8 à 15 anos de idade. Ainda que eu não seja capaz de desenhar uma porta eu tenho sido capaz de ensinar os meus filhos seguindo este programa - e olha que os dois estão se tornando artistas!

Feed my Sheep ensina todas as teorias básicas de arte, como desenhar, fazer portrait, desenhar corpo humano, letras, pintura e há também história da arte que eu não uso pois é uma visão protestante.

Outro programa bem explicado para quem não tem facilidade de desenhar é Artistic Pursuits só não uso por que tem muito artesanato na qual eu não preciso de programa - já que nisso eu sou boa;) Outra problema é que também é protestante, portanto em uma das lições onde ensinavam como desenhar Henrique VIII, nós aprendemos como desenhar Maria!

Isso é (ou era) um grande problema aqui pois todos os programas de arte são protestantes deixando de lado a nossa rica arte católica. (Catholic Heritage Curricula lançou um programa de arte católico este ano mas é para crianças mais velhas)

Para as aulas de arte gosto de aproveitar o ano litúrgico, assim nossos projetos seguem o calendário da Igreja. Uso também arte sacra para ensinar catecismo e apreciação que você encontra aqui.

Educação clássica é a arte de aprender. Não nos preocupamos em informar, nos preocupamos em formar - como um todo - os cidadãos deste mundo e principalmente do céu. E uma das maneiras de atingirmos  este objetivo é  através da imitação do que é belo, bom e verdadeiro.

Por isso é imprescindível que seus filhos tenham contato com obras de arte e seus artistas. Concomitante com o nosso programa de história estudamos uma pequena biografia dos artistas e suas obras e imitamos uma das suas obras famosas aplicando as técnicas aprendidas no programa "Feed my Sheep" citado acima.


Joseph - 7 anos de idade
Seurat - Torre Eifel

John - 5 anos de idade - As Estações*








*Está faltando uma flor Poppy :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover