16 agosto 2017

Sugestões de Programas (americanos) para a Educação Clássica Católica (I)


Nossa dia começa com oração ao Espírito Santo e memorização da poesia e passagem da Bíblia do mês, escolho a passagem da Bíblia de acordo com o calendário litúrgico. Todo mês também aprendemos sobre um santo e uma virtude, usamos o programa das Irmãs Dominicanas de Nashville que você poderá baixar aqui.

Para alfabetização, usamos o método fônico, único método capaz de alfabetizar em Inglês (até mesmo como segunda língua) - para quem não sabe sou Fonoaudióloga e consequentemente tenho paixão por linguagem e recomendo muitíssimo esse método aliado é claro a bons livros de literatura.

Mas o método silábico também é efetivo para a alfabetização em Português. Tanto o método fônico quanto o silábico são métodos sintéticos de alfabetização, ou seja, aprende-se a menor parte da palavra - fonema (som da letra) e sua relação com o grafema (letra) no caso do fônico ou sílaba, no caso do silábico - e vai agrupando as partes até chegar ao todo.

Agora o método global - precisa de um post somente sobre ele - é um método analítico, ou seja começa do todo.  Isso não é alfabetização! O cérebro não decodifica as palavras só as memoriza e isso acontece em uma área do cérebro que não é responsável pela leitura.

Recomendo o livro "Os Neurônios da Leitura" do Stanislas Dehaene que explica como o cérebro processa leitura.


Image result for iew

Para escrita, uso o método do Institute for Excellency in Writing que é sem sombra de dúvida o melhor programa para evitar o famoso "não sei o que escrever manhê."  Com este método - que darei uma boa descrição em um outro momento - a criança sempre tem palavras como suporte para começar a escrever. O IEW, ainda que seja semelhante ao famoso método progymnasmata de escrita, é bem mais simples sendo perfeito para crianças no estágio gramatical. Além de não haver necessidade de ficar comprando livros de exercícios todo ano, uma vez que o método poder ser feito com qualquer livro ou artigo. Aprendendo o método, você poderá usar com qualquer material em Português! O método também é rico em vocabulário.

Para gramática o meu programa também é do IEW. O programa usa literatura para ensinar as regras gramaticais. A cada semana, introduzimos uma regra e todos os dias o aluno procura os erros gramaticais e corrige a passagem. Uma frase por dia, um parágrafo por semana. Depois cópia a passagem completa e correta em seu caderno ou usamos para ditado. No mesmo programa aprendemos vocabulário pois todos os dias há uma palavra nova.

Perceba que não precisamos de um programa para cada matéria você pode e deve usar o mesmo programa para trabalhar conteúdos diferentes.

Enquanto meu filho de 9 anos trabalha na sua linguagem escrita citado acima o de 6 anos trabalha a escrita em cursiva copiando o catecismo - uma pergunta e resposta por dia.

Para o estágio pré-gramatical não achei um bom livro de gramática para usar em casa. Os livros disponíveis como o do Wise - que está ficando famoso no Brasil - não fornece uma fundação sólida para linguagem escrita. Portanto acabei montando o meu programa oferecendo os conteúdos necessários para que meu filho pudesse usar o IEW aos 7 anos de idade.


Related image


Não minha opinião - e na opinião da ClassicalU - o melhor método de matemática disponível aqui é o Singapore Math. Este programa foi criado pelo Ministro de Educação em Singapore quando os alunos não estavam indo bem na competição internacional de matemática, desde então, os alunos de Singapore são líderes nessas competições.

A característica do Singapore é visualização. Respeita o desenvolvimento infantil - do concreto - representação gráfica - abstrato - com ênfase no uso de matemática na vida real. Você usa materiais da sua cozinha, quintal, brinquedos sem necessidade alguma de comprar manipulativos caríssimos. O programa começa por volta dos 5 anos dispondo uma fundação matemática sólida e profunda nos primeiros anos através da constante formação de conceitos e habilidades preparando para conteúdos mais avançados do ano seguinte. A abordagem é conhecida pela enfase em memorização e treinamento de rotina dos conceitos matemáticos.

O método Singapore, para adequar-se as diretrizes de cada estado americano,  recebeu muitas edições. O original é o Standard Edition.

Você enxerga algum arranjo ou forma nesta foto?

Uma visão católica no currículo de matemática é sempre negligenciado. E aqui não sugiro que usem anjos para ensinar adição ou  santinhos para subtração - sim já vi isso! Aqui falo da oportunidade de desenvolver lógica e atenção usando matemática. A oportunidade de identificar matemática na criação Divina e elevar a alma aquilo que é belo, bom e verdadeiro.

Procurar por significado em matemática é crucial. Singapore oferecesse mais do que os outros mas você deve dar uma pausa em cálculos e adicionar matemática no mundo das plantas, animais, universo, arte e arquitetura.

Como construindo uma torre com marshmallows e spaghetti! Faça perguntas antes de começar a construção sobre o design, o que precisa ser colocado na base, qual o formato que dará mais suporte, quantidade de material etc. mas permita que e criança pense por si mesma.

Outro exercício é procurar matemática na natureza. Pegue a foto de uma flor e pergunte quais são as formas encontradas nesta flor? Quantas formas são encontradas? Dê ênfase na geometria tradicional com uso de compasso e esquadro, ache os ângulos, círculos, quadrados, triângulos, números. Matemática precisa tornar-se visível aos nossos filhos.


Image result for Latin

No estágio pré-gramatical e gramatical aprendemos as orações básicas em Latim (Pater Noster, Ave Maria, Gloria Patri etc.) e partes da missa. Memorizamos uma oração por mês - uso o  Gregorian Chant for Kids CD. Também memorizamos uma canção por mês do livro Mater Anserina, o livro vem com CD.

Memorizamos também os cantos Marianos de acordo com o ano litúrgico:
Alma Redemptoris Mater - Primeiro Domingo do Advento até 2 de Fevereiro (Festa da Purificação de Nossa Senhora);
Ave Regina Caelorum -  Depois da Purificação até a vigília Pascal;
Regina Caeli - Vigília Pascal até Pentecoste;
Salve Regina - Pentecoste até Primeiro Domingo do Advento.

Como faço para memorizar tudo isso? As crianças são como esponjas por isso usamos os CDs no carro. Ao todo memorizamos uma poesia, uma passagem Bíblica, um canto gregoriano e uma canção em Latim por mês. No final da primeira semana já memorizaram tudo e só continuamos praticando até o final do mês. E o mais importante eles adoram recitar!

Para o mais velho, estágio gramatical,  introduzi o programa Little Latin Readers, o programa é católico e portanto usa a pronúncia eclesiástica. Eu fiz curso de Latim com a Universidade de Cambridge que usa a pronúncia restaurada e a verdade é que as pronúncias não são tão diferentes.

Os programas da Memoria Press (Prima latina e Latina Christiana) têm muito, mas muito mais gramática de Inglês do que Latina, se o seu interesse é aprender Inglês este programa é melhor. 

Que fique claro que uns dos objetivos de estudar Latim é entender melhor a estrutura da língua, portanto é óbvio que é bom estudar a gramática da sua língua para solidificar conceitos da gramática, mas o programa da MP não trabalha isso, você terá dias com lições de Inglês somente sem nenhuma relação com o Latim aprendido. Vou colocar fotos dos dois programas em breve.

De qualquer maneira, em Português temos o Minimus, uns dos programas de Cambridge, que recomendo. Pretendo usar este ano pois a abordagem do programa é ensinar Latim no contexto da vida atual, eles aprendem brincando!

Importante: quando trabalhar com seus filhos saibam que é necessário estimular a memória de curta prazo primeiro para que o material estudado possa consolidar-se na memória de longo prazo. Portanto é melhor trabalhar por poucos minutos diariamente do que por um tempo longo algumas vezes por semana.

   Image result for real science 4 kids

Ciências - este é o tópico mais controverso. Algumas famílias acreditam que é preciso isolar nossos filhos da ciência secular. Usam programas que ensinam a Teoria da Terra Jovem e que o mundo foi criado em 7 dias.   Em casa seguimos o ensinamento de Bento XVI, o Pe. Spitzer e da Society of Catholics Scientists, "Ciência não contradiz a ."

Usamos o programa Real Science 4 Kids. Ainda que o mesmo tenha sido desenvolvido por uma cientista cristã, é completamente neutro quando fala sobre criacionismo da terra jovem ou evolucão. É o único programa que ensina as etapas do processo científico - a cada tópico a criança aprende a observar, levantar a hipótese, como preparar o experimento, a importância do controle, análise dos resultados e conclusão.

O program é desenvolvido de acordo com os estágios do trivium fazendo com que você possa trabalhar um conceito de ciências naturais por ano com todos os filhos e os experimentos podem ser de acordo com o nível de desenvolvimento da criança. As áreas estudadas são Biologia, Geologia, Astronomia, Física e Química.

Todo o material é coletado em casa e a única coisa que comprei - para realizar meus desejos - foi um microscópio!


História, Geografia, Religião (e Literatura), Música, Arte e Oratória  ficará para a próxima!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover