04 outubro 2013

Católico e Halloween - parte II



Catolicismo na Irlanda

Ainda que São Patricio seja o patrono da Irlanda é conhecido que o primeiro Bispo que chegou à Irlanda foi São Paládio por volta de 430 dC. Há muitas histórias sobre São Patrício mas para este artigo ficaremos com que ele foi enviado à Irlanda por volta de 432 dC e ainda que houvesse cristãos, Irlanda era predominantemente pagã e assim Patrício, convertou os Druidas e tendo sucesso na sua missão morreu em 493.  Fonte: New Advent - Enciclopédia Católica

All Hallow's Eve

Alguns relatam que por conta da celebração do Samhain a Igreja mudou a data da Festa de Todos os Santos para o dia 1 de novembro mas não há confirmação dessa história.

Ambas as festas - de Todos os Santos e dos Fiéis Defuntos são parte da vida de Igreja Católica independente do paganismo e Halloween.



Vamos primeiro tratar da festa de Todos os Santos. As origens exatas desta celebração é incerta, embora, após a legalização do cristianismo em 313 dC, uma comemoração comum dos santos, especialmente os mártires, apareceu em diversos lugares através da Igreja. Por exemplo, no Oriente, a cidade de Edessa celebrava esta festa em 13 de maio; Sírios, na sexta-feira depois da Páscoa, e a cidade de Antioquia, no primeiro domingo depois de Pentecostes.

Ambos Santo Efrém ( † 373) e São João Crisóstomo († 407) atestam esta festa em sua pregações.

No Ocidente, a comemoração de todos os santos também era celebrada no primeiro domingo depois de Pentecostes. A principal razão para o estabelecimento de um dia de festa para todos os santos era por causa do desejo de homenagear o grande número de mártires, especialmente durante a perseguição do imperador Diocleciano (284-305), o pior e mais extensa das perseguições.


Em 608, o imperador Focas deu o Panteão de Roma para o Papa Bonifácio IV, que o consagrou em 13 de maio de 609 sob o título St. Maria ad Martyres (Santa Maria e todos os mártires). Se o Santo Padre escolheu propositadamente 13 de maio por causa da data da festa popular já estabelecida no Oriente ou se isso foi apenas uma coincidência feliz é aberto a debate.


A designação de 01 de novembro como a festa de Todos os Santos ocorreu ao longo do tempo. Papa Gregório III (731-741) dedicou um oratório na Basílica de São Pedro, em honra de todos os santos em 01 de novembro, e esta data tornou-se então a data oficial para a comemoração do festa de Todos os Santos, em Roma. St. Bede (735) registrou a comemoração do Dia de Todos os Santos em 1 de novembro, na Inglaterra, e tal celebração também existia em Salzburgo, Áustria. Ado de Vienne (875) contou que o papa Gregório IV pediu ao rei Luís, o Piedoso (778-840) para proclamar 01 de novembro como Dia de Todos os Santos em todo o Império Romano. Sacramentários dos séculos IX e XX também colocaram a festa de Todos os Santos no calendário litúrgico em 01 de novembro.

De acordo com um historiador da Igreja primitiva, João Beleth (1165), o Papa Gregório IV (827-844) declarou oficialmente 01 de novembro a festa de Todos os Santos, transferindo-o do dia 13 de maio. 

Ao todo, encontramos a Igreja estabelecendo uma festa litúrgica em honra dos santos independentes de qualquer influência pagã.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover