07 junho 2013

Como fazer a Mitra - artesanato



A mitra acima foi usada como atividade para as crianças na festa de São Nicolau que temos todos os anos aqui em casa. É super fácil, recorte a frente da mitra e as três tiras. Corte as tiras no tamanho desejado para colocar na cabeça e cole na parte debaixo da frente da mitra. O PDF AQUI disponível está com a foto de São Nicolau, você poderá usá-lo como molde para fazer com a sua própria decoração.


Esta é um pouco mais sofisticada mas não há nada de costura! Foi tudo colado.

O material usado foi: 
Papelão para fazer o molde;
Tecido branco;
Fita de tecido dourada;
cola em spray (ou qualquer outra cola).



Você precisará de dois moldes como o desenho acima. Ache a medida total da cabeça e divida por dois. Ao valor encontrado adicione 2cm para poder unir a parte da frente e a parte trazeira da mitra. 

Por exemplo: a cabeça têm 50cm divido por dois = 25+2= 27cm, este é o tamanho da base na mitra de uma das partes. Ache o ponto do meio desta medida. No meu caso 27 dividido por dois = 13.5cm. (ponto D)

Pegue o valor da base da mitra e retire 7cm. No meu exemplo 27 - 7 = 20cm. Do ponto D trace uma linha de 20cm para cima (ponto B).

Da medida da altura do centro da mitra retire 13cm. No exemplo 20 - 13 = 7cm esta é a medida das laterais da mitra. Trace uma linha de 7cm do lado direito (ponto A) e outra do lado esquerdo (ponto B) da mitra. Junte os pontos A+B+C. Corte dois moldes como este. 

Corte o tecido usando o seu molde e cole o tecido no molde com a cola em spray. Cole as parte da frente e a parte trazeira da mitra. Corte a fita na mesma medida da base e da altura central da mitra e cole. (ou faça uma cruz dourada com a fita e cole no centro da mitra, aqui, faça como desejar)

Ínfulas
Para fazer as ínfulas, corte dois pedaços do tecido branco no tamanho de: 15cm x 4cm e cole na parte trazeira da mitra. Pode ser feito com quatro pedaços como na foto acima.

O tamanho poderá ser ajustado da maneira que quiser. Assim como a decoração e cores também.

Para atividade em grupo corte o molde acima em papel cartolina vermelho ou branco, decore fazendo uma cruz com tiras de papel dourado e cole no centro da mitra. Junte as partes da frente e trazeira com cola ou com grampeador.


Divirtam-se!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover