13 agosto 2010

O dia, a semana e o mês do Católico


O dia do Católico tem seu próprio ritmo. E cada dia da semana e cada mês tem uma ênfase devocional especial, tradicionalmente falando.

Dia
As horas do dia são divididas nas horas canônicas, na qual os sacerdotes, religiosos e alguns leigos piedosos rezam o Liturgia da Horas. Ás seis da manhã, ao meio-dia e seis horas da tarde é costume rezar o Angelus ou Regina Caeli.
Alguns católicos em vez ou além do acima exposto, fazem a Oração da  manhã e Oração antes de dormir que normalmente inclui um exame de consciência à noite. Muitas famílias meditam juntos na Sagrada Escritura, rezam o Terço de Nossa Senhora e, ou o Terço da Divina Misericórdia.

Semana
Sextas-feiras são dias de penitência e católicos devem manter em mente o sofrimento de Cristo e sacrificar algo em prol da penitência e disciplina. A Igreja pede que se abstenha de carne ou que substitua por um outro sacrifício ou ato de caridade.

Sábados, tradicionalmente, os católicos vão à Confissão em preparação para receber a Eucaristia no Domingo. Alguns católicos possuem o hábito de ir à confissão aos sábados outros preferem ir no Domingo antes da Santa Missa (quando oferecido).

Domingos, naturalmente, é o "Dia do Senhor". Neste dia nós cumprimos o Terceiro Mandamento de Deus.  "Lembrar o dia e para santificá-lo." E dever abster-se de trabalho servil desnecessário e cumprir o preceito de assistir Missa. É bom lembrar que o Domingo é o dia de "Festa primordial" por ser celebrado o Mistério Pascal.

Dia da semana                   Dedicado a:
Domingo                         Ressurreição de Cristo - Santíssima Trindade
Segunda-feira                  Espírito Santo - Almas do Purgatório 
Terça-feira                      Santos - Anjos
Quarta-feira                    São José
Quinta-feira                    O Santíssimo Sacramento
Sexta-feira                      Paixão de Cristo - Sagrado Coração de Jesus
Sábado                           Nossa Senhora - Imaculado Coração de Maria

Mês                               Dedicado a:
Janeiro                          Santo Nome de Jesus e Infância de Jesus
Fevereiro                      A Sagrada Família
Março                          São José
Abril                             Santíssimo Sacramento
Maio                            Santíssima Virgem Maria
Junho                           Sagrado Coração de Jesus
Julho                            Preciosíssimo Sangue de Jesus
Agosto                         Imaculado Coração de Maria
Setembro                     As sete dores de Maria
Outubro                       Santo Rosário (menos formal -Santos Anjos)
Novembro                   Almas do Purgatório
Dezembro                    Imaculada Conceição

Notas:
- Terça-feira também é dia para homenagear a Santa Face e, não oficialmente, em honra à Santo Antônio de Pádua. Na terça-feira depois da morte de Santo Antônio, no dia em que seu cortejo fúnebre levava o seu corpo para a igreja, muitos milagres aconteceram. Alguns católicos rezam uma novena a Santo Antônio neste dia ou por nove terças-feiras consecutivas ou perpetuamente.

- Às quartas-feiras, muitos católicos fazem uma especial devoção a São José, indo à missa na primeira quarta-feira do mês durante sete meses consecutivos e oferecendo a Comunhão em sua honra e salvação daqueles que estão a beira da morte. O sete meses relembra as sete agonias e as sete alegrias de São José.

- Às quintas-feiras, muitos católicos fazem "Hora Santa", ou seja, eles dispensam uma hora de adoração do Santíssimo Sacramento como um aspecto da devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

- Às sextas-feiras, é costume fazer o que é conhecido como a "Devoção das Primeiras Sextas-feiras", em honra ao Sagrado Coração de Jesus. Isto implica ir à missa e receber a Comunhão para reparação ao Sagrado Coração de Jesus na primeira sexta-feira do mês durante nove meses consecutivos.

- Aos sábados, é costume fazer o que é chamado de "Devoção dos Primeiros Sábados", que implica em ir à missa, receber a Comunhão no primeiro sábado do mês e meditar nos mistérios do Rosário durante cinco meses consecutivos em reparação ao Imaculado Coração de Maria. Pedido de Nossa Senhora de Fátima.
 
Fonte: http://www.fisheaters.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover